domingo, 7 de dezembro de 2008

Fósseis


Um fóssil é um restos de organismos ou sinais de actividade do ser, entende-se por:

1. restos materiais – evidências de partes do organismo como ossos, dentes, troncos, chifres, ou o corpo inteiro em casos excepcionais;
2. manifestações de actividade são de dois tipos –a)vestígios orgânicos, como estruturas reprodutoras (ovos, sementes, esporos, pólenes, etc.), excrementos (cuprólitos) e restos de construções orgânicas;

b)rastos, designados por icnofósseis ou icnitos, como pegadas ou impressões de outras partes do corpo (dentadas, por exemplo), pistas, galerias abertas em rochas, esqueletos ou troncos, etc.
Os fósseis podem ser classificados em dois grupos básicos : somatofósseis e icnofósseis .
Os somatofósseis são constituídos por restos do corpo (soma) dos organismos como por exemplo: dentes,esqueletos, carapaças, folhas, conchas, troncos,etc .
Os icnofósseis são formados por vestígios de actividade biológica e incluem pegadas, escrementos , túneis, e cascas de ovos.

Para que se forme um fóssil é necessário vária transformações químicas e físicas durante um tempo. Assim, para que se considere realmente um fóssil com mais de 13.000 anos.

A ciência que estuda os fósseis é a paleontologia, 'paleo' de antigo, 'on' de ser e 'logia' de estudo, designam-se de paleontologos os que estudam esta ciência.
O estudo dos fósseis é realmente importante por 2 razões, pelo seu contributo biológico na evolução das espécies, e pelo seu contributo económico pois o carvão e o petróleo são rochas rochas fósseis.

A transformação do ser vivo para o fóssil é designada por fossilização, que tem várias etapas como é visualizado nesta imagem:







Sem comentários: